Formadores da Academia

Um ensino de excelência COM FORMADORES de excelência nacionais

A equipa

A CiberSegurança é multidisciplinar, abrange as mais variadas temáticas, desde a legislação até construção de uma defesa para um exploit 0 day. Desta forma,  captou-se para a Academia Nacional de CiberSegurança os melhores formadores nacionais na sua área, sendo acima de tudo profissionais que para além de certificações e um excelente percurso académico, lidam todos os dias com CiberSegurança. Com essa prática e atualização constante de conhecimentos,  conseguem preparar os alunos para os problemas reais com que se irão deparar na sua vida profissional. 

Apresentamos de seguida a equipa de formadores da Academia Nacional de CiberSegurança, cuja constituição pode variar consoante disponibilidade dos formadores, bem como com a evolução do panorama nacional da defesa no ciberespaço. 

ELSA LEMOS

ELSA LEMOS

Especialista em comunicação de crise, cuida das organizações e pessoas quanto à reputação, segurança e sustentabilidade financeira. Tem o propósito audaz: criar uma cultura de Comunicação de Crises em Portugal. Para isso,

É Mestre em Guerra de Informação pela Academia Militar, Auditora em Gestão Civil de Crises pelo Instituto de Defesa Nacional e Licenciada em Ciências da Comunicação pela Universidade Lusófona. Possui também a certificação internacional de Analista Comportamental DISC.

joao_baltazar_anciber

João baltazar

Licenciado em Engenharia Naval pelo Instituto Superior Técnico (IST). Tem também mestrado e doutoramento em Engenharia Mecânica pela mesma instituição na área da mecânica de fluídos computacional. É professor convidado pelo IST onde leciona nos cursos de Energia Eólica Offshore e Resistência e Propulsão de Navios. No IST tem trabalhado no desenvolvimento de códigos computacionais hidrodinâmicos aplicados a hélices propulsores, turbinas eólicas e marítimas. Recentemente iniciou atividade no WavEC – Offshore Renewables na área de modelação de sistemas de energias renováveis. Em 2022 obteve a especialização em cibersegurança pela Academia Nacional de Cibersegurança (ANCIBER), estando a iniciar trabalho na área da segurança física e cibernética de infraestruturas energéticas.

matheus-ferrero-216383

david russo

Diretor executivo da ANCIBER

Doutorando em Gestão de Informação na NOVA Information Management School

Mestre pelo Instituto Superior Técnico.

CTO da CyberS3c, é especializado em Offensive Hacking e Cibersegurança Industrial, conta com várias certificações nacionais de segurança, bem como várias certificações relacionadas com estratégia, segurança de infraestruturas críticas e implementação de medidas de segurança em sistemas ICS pela Homeland Security (USA). 

Desenvolve investigação de segurança em sistemas ICS/SCADA.

 

bruno-marques-anciber

BRUNO MARQUES

Doutorado na Universidade de Aveiro em Gestão. Mestre em Administração de Empresas e MBA em Gestão de Informação pela Universidade Católica Portuguesa. É professor Assistente na Universidade Católica Portuguesa das disciplinas de Management of Information Systems e Knowledge Management. Professor convidado no Mestrado de Competitive Intelligence na Academia Militar sendo co-docente da disciplina de Gestão da Mudança e da Inovação. Colabora com centros de investigação nomeadamente ILIDH e CEPCEP/UCP. É elemento da Direção de TI da Açoreana Seguros, responsável pelo núcleo
de IT Compliance e Boas práticas. Foi responsável pelo núcleo de IT
Governance da Global Seguros. Anteriormente foi consultor nas áreas de Gestão e de Sistemas de Informação e foi membro da direção de Marketing da TV Cabo Portugal. É membro da direcção da associação CIIWA (Competitive Intelligence & Information Warfare Association). Tem a certificação
CGEIT e CISA do ISACA.

JAOANA_BRANDAO_ANCIBER

JOANA BRANDÃO

Licenciada em Engenharia Informática pelo Instituto Superior de Tecnologias de Lisboa. Além disso, possui uma pós-graduação em Virtualização e Cloud Computing, demonstrando seu comprometimento em estar atualizada com as tecnologias emergentes.

Desde o início da sua carreira que se tem destacado na área de Programação, trabalhando em diversas empresas de diferentes setores e dimensões. Essa experiência diversificada permitiu adquirir um amplo conhecimento e adaptabilidade a diferentes ambientes de trabalho.

Nos últimos anos, com focado na área de Cibersegurança. Reconhecendo a crescente importância da proteção de dados e informações sensíveis, aprofundando os seus estudos e aprimorando as suas habilidades.

Sérgio Silva

sérgio silva

Doutorando em Gestão de Informação na NOVA Information Management School
Mestre em Segurança de informação pelo Instituto Superior Técnico
CEO e fundador da empresa CybserS3C. Conta com mais de 23 anos de experiência profissional, é especializado em Cyber Intelligence, Cyberwarfare e OSINT.
Na comissão Europeia foi responsável pela implementação de vários projetos na área da justiça e cultura entre os quais o ECLI, E-CODEX e Michael Culture. Investigador na área de defesa de sistemas de condução autónoma e hacking automóvel. Professor universitário em segurança da informação e consultor externo da comissão europeia para projectos em cibersegurança.
Diogo Duarte ANCIBER

diogo duarte

Mestre em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Licenciado em Direito Internacional pela Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa

Especialista e consultor internacional na área de Proteção de Dados.
Além da sua atividade como consultor,  exerce ainda funções na qualidade de investigador no Instituto Jurídico Portucalense e de policy expert no projeto internacional Artificial Intelligence Policy Exchange.

Colabora com diversas entidades nacionais e internacionais, entre as quais se incluem, o Centro de Investigação Jurídica do Ciberespaço (CIJIC); a Swiss Cybersecurity Association; a PrivSec e o Data Protection World Forum, entre muitas outras.

Paralelamente, Diogo integra ainda o Grupo de Juristas de Amnistia Internacional e do Grupo de Relatores do Observatório dos Direitos Humanos

HERMANO CORREIA

HERMANO CORREIA


Auditor, formador e consultor com experiência internacional nas normas ISO/IEC 27001, ISO/IEC 20000-1, ISO 22301, ISO 9001, SA 8000 e eIDAS, com mais de 800 dias de auditoria de certificação realizados em 3 continentes. Formador em várias normas e em várias instituições de ensino superior e de ensino profissional.

 
Trabalhou durante 20 anos num organismo certificador líder em Portugal, onde assumiu várias responsabilidades, destacando as duas últimas, como Responsável da Bolsa de Auditores e Formadores e COO na subsidiária do Brasil.


Secretário da CT 128 – Engenharia de Software e Sistemas de Informação, e membro das comissões técnicas nacionais CT191 – Gestão de Serviços e Governação de TI e CT163 – Segurança em Sistemas de Informação. Tem uma pós-graduação em Gestão de Processos de Negócio Eletrónico e formação superior em Engenharia Eletrotécnica no ISEP, e é DPO certificado pela Universidade Maastricht

foto lkd2

anabela chastre


É mestre em Politicas de Desenvolvimento de Recursos Humanos e Pós-graduada em Gestão Estratégica de RH. 

É certificada Internacionalmente em Life Coaching, Executive Coaching e Strategic Mentoring. Tem 18 anos de experiência na área da Formação e do Coaching, entre Portugal, Africa e Brasil. 

É Docente Universitária, Oradora Internacional e autora de 3 livros sobre Liderança Pessoal e de Equipas. Acredita que ter a Atitude Certa é dar o melhor a cada segundo em tudo o que se faz e é com esse propósito que vive e trabalha.

ANCIBER_Foto_FRANCISCO_VINHAS

FRANCISCO VINHAS


Francisco Vinhas é Diretor de Sistemas e Infraestruturas num a empresa de desenvolvimento de software na área financeira , é formador no IPTA , tendo já lecionado também em outras instituições nas áreas de Mecatrónica e Metalomecânica.
É licenciado em Engenharia Informática ( ISTEC), tem pós graduação em computação e instrumentação médica ( Pausa no Mestrado em Segurança Informática (FCUP) possui um Master em Gestão e Marketing IPAM )), um a formação em Manutenção Industrial Master D )), faz parte de algumas comissões técnicas e grupos de trabalho atrav és da it SMF)SMF), frequentou al gumas formações na área de CyberSegurança (CyberS3c)
A área de IT é sem dúvida a mais motivadora, tendo paixão também pela Eletrónica e Mecânica automóvel. F az parte de um g rupo de 4×4 nos seus tempos livres , tendo ajudado a organizar grandes eventos em alguns c lubes da mesma vertente

10632663_10204691283021771_5326631807110594431_n

joão rodrigues

Licenciado em Eng. Informática com pós-graduação em Gestão de SI para as organizações.
É ITIL Manager V2 e Expert V3, sendo um dos poucos em Portugal que possui estas certificações de topo no ITIL. É igualmente certificado em nos vários níveis intermédios do ITIL V2 e V3 É ainda ISO 20000 Consultant bem como auditor na norma ISO 20000 para a APCER.
É um dos únicos formadores no país acreditados pela EXIN e APMG para dar formação em ITIL, ISO 20000 e MOF.
Possui várias certificações Internacionais em Coaching e Programação Neuro Linguística.
É ainda o mentor dos maiores grupos de discussão de ITIL e ISO 20000 em Portugal do Linkedin.
Estamos aqui para o ajudar


Contactos

+351 215 944 726 | info@anciber.pt

Passeio das Ilhas 3 Loja B, 2670-322 Loures